Fantástico português - edições e novidades

Em reentrada pós-Verão, a equipa Trëma destaca algumas novidades e livros do Fantástico português, que recomeça a emergir:

- Vai haver publicação simultânea da Antologia Fantasporto 2012 em Portugal e no Brasil. A antologia de contos está a ser coordenada por Rogério Ribeiro, ex-editor da revista Bang! e organizador da convenção Fórum Fantástico e das palestras Conversas Imaginárias. A edição portuguesa está sob os cuidados de Pedro Reisinho, editor da 1001 Mundos. A edição brasileira está sob os cuidados de Richard Diegues, editor da Tarja Editorial e autor de diversos romances, incluindo o renomado livro de FC, “Cyber Brasiliana”, além de participações em dezenas de antologias de contos e coletâneas de novelas.

-  "Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa" está já nas livrarias.  Lê-se na contracapa: "Houve um tempo em que heróis mascarados corriam as ruas de Lisboa à cata de criminosos; em que navegadores quinhentistas descobriam cidades submersas e tecnologias avançadas; em que espiões nazis conduziam experiências secretas no Alentejo; em que detectives privados esmurrados pela vida se sacrificavam em prol de uma curvilínea dama; em que bárbaros sanguinários combatiam feitiçaria na companhia de amazonas seminuas; em que era preciso salvar os colonos das estações espaciais de nome português; em que seres das profundezas da Terra e do Tempo despertavam do torpor milenário ao largo de Cascais; em que Portugal sofria constantes ataques de inimigos externos ou ameaças cósmicas que prometiam destruí-lo em poucas páginas, antes de voltar tudo à normalidade aquando do último parágrafo."

- "O Pequeno Deus Cego", uma banda desenhada escrita pelo David Soares, desenhada por Pedro Serpa e legendada por Mário Freitas foi lançada no festival internacional de banda desenhada Amadora BD. Aqui fica a apresentação: "A vida da pequena Sem-Olhos torna-se uma tragédia quando a mãe determina que ela seja iniciada num sangrento rito tradicional, mas ainda mais doloroso é o grande segredo da família, oculto no passado, que duas personagens misteriosas irão desmascarar. Poderá Sem-Olhos ser um pequeno deus sobre a terra? O Pequeno Deus Cego é uma história alegórica, de contornos herméticos, passada numa fabulada China ancestral. Filosófica e visceral, em simultâneo, é uma banda desenhada que irá resgatar o leitor das trevas para a luz."

- "O Sangue e o Fogo" é o novo livro do António de Macedo. Algumas linhas, para aguçar o apetite: "Quem se atreverá a entreabrir a porta do perigoso quarto onde se guarda e se esconde, da vista dos profanos, o código que decifra o segredo dos segredos? Prepare-se para uma viagem fantástica que começa nas ruínas da lendária Khalôm, cujas ruas eram percorridas pelas almas dos mortos porque um terrível sortilégio impedia o acesso às regiões celestes a quem morresse dentro das suas muralhas; uma viagem que continua com o choque entre os fanáticos rigores da Inquisição e as acções de bruxas que assolam uma vila no Alentejo; uma viagem que termina com um professor que capta as frases ditas por Jesus um mês antes da sua crucificação e que podem abalar os pilares em que assentam os principais dogmas da Igreja."

Sem comentários:

Enviar um comentário