Os autores do passado: Carlos Alberto dos Santos.
Nova iniciativa: o clube de leitura Bertrand do fantástico, organização de Rogério Ribeiro (Lisboa) e Rui Baptista (Porto). Primeira sessão: 3 de Março (Lisboa).
Crítica: o Trono de Prata, de C. S. Lewis.
Brasil
Falar de FC&F.
Aberta a temporada 2012 de antologias.
2012: o que esperar das edições brasileiras.
Destaque
Realidades Alternativas: como seria Portugal se não tivesse reconquistado a independência aos espanhóis...
Livro (Brasil)
Freud e o Estranho: Contos Fantásticos do Inconsciente, org. Braulio Tavares [crítica]
Uma antologia de contos escritos entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX inspirada na relação entre o conceito de inconsciente e a literatura fantástica.
A partir da leitura de “O Estranho”, de Freud, Braulio Tavares – o mesmo organizador de Contos fantásticos no labirinto de Borges e Páginas de sombra: Contos fantásticos brasileiros – seleciona obras de autores como Bram Stoker, Arthur Schnitzler, Guy de Maupassant e E.T.A. Hoffmann.
Elas mostram como o fantástico foi o caminho encontrado por esses e outros escritores para trazer à tona aquelas imagens instaladas no nível mais profundo da mente, bem distantes do que se passa no universo da cômoda objetividade exterior.
Contos como “A Pele-Vermelha”, “A Profecia”, “Uma Aparição”e “O Homem de Areia” apresentam personagens atormentados por fatos inexplicáveis, lapsos de memória, temores súbitos – situações que só podem ser esclarecidas no domínio do inconsciente, essa entidade que tudo engole e tudo recebe, tão útil à criação literária.
Sem comentários:
Enviar um comentário